21 de novembro de 2015

Bom exemplo no DF: um dia para fazer o bem

Voluntários se dedicaram em ações sociais no Parque Saburo Onoyama e na Estrutural
Rayane Fernandes
Especial para o Jornal de Brasília



Um dia marcado por boas ações. Assim foi o primeiro domingo de fevereiro. Em Taguatinga, o meio ambiente foi o maior beneficiado. Na Estrutural, jovens receberam o bem feito por voluntários.
No Parque Saburo Onoyama, em Taguatinga, o movimento Jardineiros do Planeta fez uma ação de conscientização da população que frequenta o local. Intitulado de Rolezinho Ambiental, a ação contou com cerca de 20 voluntários, que entregaram cartilha com informações de como cuidar do meio ambiente. “Por conta do grande número de frequentadores, estamos fazendo esse movimento para mostrar que as pessoas devem ser responsáveis pelo lixo que produzem”, disse o coordenador do movimento, Sérgio Monroe.
Além das cartilhas foram distribuídos sacos de lixo. “Queremos que a população faça parte do parque como se fosse o quintal de casa”, disse a voluntária Rejane Reis.
Movimento
Essa foi a primeira ação do grupo este ano, mas o trabalho é feito há dois meses. Os parques da Ceilândia, Recanto das Emas, São Sebastião e Jardim Botânico já receberam a visita do movimento. “Agora pretendemos fazer o Rolezinho Ambiental no Parque de Águas Claras e no Parque da Cidade”, disse Sérgio.
De acordo com o coordenador do movimento, a ideia surgiu pelas redes sociais e a ajuda de  novos voluntários é bem-vinda.
Iniciativa aprovada
Frequentadores do parque ficaram satisfeitos com o movimento.  “As pessoas precisam ter mais educação. Por mais que tenha o pessoal que trabalha na limpeza do parque, todos devem ajudar”, disse a secretária Ana Cláudia Lima.
Para o casal Deusa Estrela e Reinaldo Costa, a conscientização deve começar na infância e a filha do casal, Maitê Estrela, já está aprendendo. “Ela já sabe que quando tem um lixo não pode jogar no chão”, disse Deusa.
Rolezão em Santa Luzia
Em outro ponto da cidade, na Estrutural, cerca de 200 voluntários participaram do Rolezão Solidário. A ação social aconteceu em Santa Luzia e mudou a rotina do local. Ao longo do dia jovens tiveram a oportunidade de participar de oficinas de grafite, DJ, além de inúmeras atividades lúdicas. Os integrantes do movimento também ofereceram almoço e cachorro-quente.
É a primeira vez que o Rolezão Solidário é colocado em prática na cidade. O propósito da iniciativa, segundo organizadores, é dar uma aula de cidadania às autoridades. “Mostrar para os governantes que é um absurdo que exista um lugar assim a 15 km do Palácio do Planalto”, desabafou Aline Albernaz, presidente da associação Casa da Paternidade.
Exemplo
Desde maio de 2012, ela e amigos vêm promovendo intervenções sociais semanalmente na Estrutural. Tudo começou em 2011, quando ela soube das condições precárias de uma família na favela Santa Luzia. “A mãe de oito crianças tinha sido assassinada e o pai, que trabalhava no lixão, era muito ausente”, relatou. “Nós alugamos, por meio de doações, uma casa para eles no Riacho Fundo. O pai passou a trabalhar na construção civil e as crianças a irem a escola”, detalhou Aline.
Loja solidária
Onde antes era a casa da família, hoje funciona a sede da Casa da Paternidade. O espaço é simples, mas  tem acolhido e ajudado milhares de pessoas carentes da Estrutural. Aos sábados, o espaço se transforma na Loja Solidária que funciona com doações arrecadas ao longo de todo o mês. Tudo vendido por R$ 0,50.
Números
20 voluntários se reuniram no Parque Saburo Onoyama
200 voluntários na Estrutural
0,50 centavos custam os itens em loja solidária

Sabia mais
Para mais informações sobre o movimento,  envie e-mail para jardineirosdoplaneta@gmail.com.  Além da conscientização, o movimento faz ações voltadas para a divulgação da diversidade e a valorização do Cerrado, melhoria de espaços com a criação de jardins e hortas reutilizando ou reciclando materiais descartados, no sentido de mostrar a importância de ideias sustentáveis para a preservação do meio ambiente.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Seja o primeiro a comentar.
Comentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário