5 de maio de 2014

Em Samambaia, orquídeas ganham refúgio em parque


Espécies ameaçadas de extinção foram plantadas no Três Meninas
Clara Camarano
clara.camarano@jornaldebrasilia.com.br


As orquídeas do Cerrado, ameaçadas de extinção, têm um refúgio no Parque Três Meninas, em Samambaia. Trinta espécies foram plantadas em diferentes áreas do parque e, agora, são alvo de cuidados constantes dos integrantes do grupo Jardineiros do Planeta, que atua pela preservação e recuperação da fauna e flora do Cerrado.

“Elas estão reagindo bem. O Três Meninas ficará lindo. Queremos dar uma cara nova para a cidade e suas áreas verdes. Ano que vem plantaremos mais cem”, conta, animado, o gestor ambiental Sérgio Monroe, que coordena o movimento.


O coordenador explica que a espécie é uma raridade e precisa ser recuperada. Mesmo temeroso com o período de seca e frio por vir, ele se programou e já preparou um esquema de manutenção. As mudas serão constantemente regadas por bombas com água do córrego do parque.

Também coordenadora do grupo e ambientalista ativa, Rejane Reis defende a ação. “É fundamental lutar pelo nosso Cerrado. E revitalizar os parques também estimula as famílias a saírem de casa com suas crianças. Hoje, os meninos só ficam à frente do computador. A ação engloba aspectos ambientais e sociais”, explica.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário